Dormir bem
para viver melhor

BOAS VINDAS

Bem-vindo a nossa CONSULTORIA EM SONO!  

Com informações simples e esclarecedoras, esperamos que nesta plataforma você possa aprender um pouco mais sobre a importância do sono para a qualidade de vida, entender a necessidade de descanso em cada faixa etária e, quem sabe, perceber que os distúrbios que você vem enfrentando merecem atenção e cuidados. 

Essa consultoria tem a finalidade de lhe oferecer um serviço especializado e muita conveniência. Não são poucos os pacientes do interior que não dispõem de especialistas em sono e precisam se deslocar aos centros urbanos para solucionar problemas que, muitas vezes, com simples medidas comportamentais, são resolvidos. Mas não só eles se beneficiam. Idosos com dificuldades de locomoção, mães preocupadas com o sono dos filhos, executivos sem tempo: todos ganham em conveniência e segurança. 

Fica aqui nosso convite para que você navegue em nossas páginas e esclareça suas dúvidas, tanto à distância, como presencialmente.

DR. GERALDO RIZZO

Mobirise

É graduado em medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), pós-graduado em neurologia na PUCRS, fellowship na Duke University, North Carolina (USA) e possui MBA de Gestão da Saúde pela Fundação Getúlio Vargas.

Dr. Geraldo Nunes Vieira Rizzo é especialista em Neurologia, Neurofisiologia e Medicina do Sono.

Diretor do Sonolab – Laboratório do Sono e da Neurológika, ambos localizados no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre (RS).

Membro da Academia Brasileira de Neurologia (ABN), da Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica (SBNC), Associação Brasileira do Sono (ABS), da Academia Americana de Sono (AASM) e Sociedade Mundial de Medicina do Sono (WASM). 

DISTÚRBIOS DO SONO

Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 40% dos brasileiros são afetados por algum dos mais de 100 distúrbios do sono catalogados na Classificação Internacional dos Distúrbios de Sono em sua terceira edição (2014).

Nos Laboratórios do Sono, e nos consultórios de especialistas em Medicina do Sono, os distúrbios mais comuns são os respiratórios, como Ronco e a Apneia Obstrutiva do Sono (AOS), Insônia e Síndrome das Pernas Inquietas. 

Para maiores informações sobre os distúrbios do sono acesse www.sonolab.com.br

CONSULTORIA
EM SONO

Abaixo você encontra nossas opções de consultoria e atendimento específicas para cada faixa etária. Constam, também, possibilidades de palestras em empresas e escolas.

 BEBÊS E CRIANÇAS

BEBÊS E CRIANÇAS

Um recém-nascido dorme 16 das 24 horas do dia, apresentando ciclos de sono muito curtos, o que entra em conflito com o sono dos pais, além de prejuízos nas atividades diárias dos adultos.  Para auxiliar os pais nesta fase da vida, a Consultoria em Sono pode ser à distância ou presencial.

ADOLESCENTES

ADOLESCENTES

O sono é fundamental na fase de crescimento. A privação de sono pode tornar as crianças e adolescentes mais agitados, agressivos e com falta de atenção, o que impacta no aprendizado. Para auxiliar os pais nesta fase da vida de seus filhos, a Consultoria em Sono pode ser à distância ou presencial.

ADULTOS

ADULTOS

Uma pessoa na fase adulta necessita de 8 horas diárias de sono, em média. Quantidade e qualidade do sono são fundamentais para o bom rendimento diurno, como forma de evitar doenças cardio e cerebrovasculares, entre outras.  A Consultoria em Sono pode ser à distância ou presencial.

IDOSOS

IDOSOS

A quantidade e a qualidade do sono declinam com o passar dos anos.  O idoso dorme uma média de 6 a 7 horas por noite e uma grande maioria deles se queixa de insônia ou outros distúrbios de sono. A Consultoria em Sono pode ser à distância ou presencial.

EMPRESAS

EMPRESAS

O sono é fundamental para a produtividade em todas as áreas profissionais. Uma boa noite de sono diminui os riscos de problemas de saúde, como depressão, ansiedade, diabetes e obesidade, reduzindo, consideravelmente, o absenteísmo no trabalho. Também o sono dos profissionais que trabalham no período noturno e os motoristas profissionais precisa ser avaliado.  A Consultoria em Sono pode auxiliar as empresas a manter o bom desempenho de seus colaboradores.

ESCOLAS

ESCOLAS

O sono tem importância fundamental para o adequado crescimento físico, estabilidade emocional, comportamento e cognição de crianças e adolescentes. Pais e escolas precisam estar atentos a estes aspectos, no sentido de otimizar a qualidade de vida e de aprendizado. A Consultoria em Sono pode auxiliar nos esclarecimentos adequados.

HIGIENE DO SONO

As dúvidas sobre o sono, sua qualidade, doenças e tratamento são muitas, mas cada caso precisa ser analisado individualmente e discutido com o especialista em Medicina do Sono. No entanto, a adoção de algumas práticas – que costumamos chamar de higiene do sono – podem resolver grande parte dos problemas. Entre elas destacamos:

Dicas diurnas para dormir melhor
  • Manter rotina é fundamental. Levantar no mesmo horário todos os dias (inclusive nos finais de semana).
  • Manter programação regular com refeições. Importante observar os sinais que o corpo envia a fim de encontrar um ritmo individual.
  • A luz é o principal controlador do relógio biológico natural e a solar é a melhor. Ao levantar da cama acenda a luz do quarto e abra a janela.
  • Fazer exercícios físicos durante o dia, e nunca à noite, ajuda a melhorar a qualidade do sono, além de ser eficaz na redução do estresse e melhora do humor.
  • A cama é feita para dormir e não fugir dos problemas. Se precisar tirar uma soneca durante o dia, que seja curta – 30 minutos. Mas, não faça da soneca uma prática rotineira.
  • A cafeína é um estimulante natural. Então, após às 13h evite bebidas como café, chá verde, chá preto, chimarrão e guaraná, pois elas podem dificultar o relaxamento e contribuir para a perda do sono. 
Dicas noturnas para dormir melhor
  • Defina uma rotina e horário regulares para deitar. Se você dormir acompanhado (a) compartilhe os hábitos com o parceiro.
  • Está com sono, mas o cérebro não para de pensar, dificultando o relaxamento? O ideal é pegar caneta e papel no início da noite para anotar os motivos de preocupação. Funciona!
  • Evite notícias, manuseio de eletrônicos (TV, tablets, celulares) por pelo menos 1 hora antes de dormir.
  • Como está o ambiente onde vai dormir? Ele está escuro e silencioso? Feche as persianas ou instale cortinas blackout. Se você é sensível a barulhos, experimente fones de ouvido com cancelamento de ruidos. A temperatura como está? É mais fácil dormir em um quarto com temperatura amena do que em um ambiente quente. Verifique o ar condicionado.
  • O que você tem feito para reduzir o estresse e a ansiedade? Tente estabelecer uma rotina relaxante antes de dormir. Que tal relaxar a mente através de exercícios de respiração e meditação? Um banho morno ao som de uma música suave também é uma excelente opção.
  • Massagem com óleos essenciais calmantes – lavanda, jasmim ou camomila ajudam a relaxar.
  • Faça um pacto com os outros moradores da casa para entrarem todos no mesmo ritmo de preparação para o sono.

DORMIR EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS

Mobirise

Em tempos de pandemia pela COVID-19, a médica neurologista, Teresa Paiva, - considerada a maior autoridade em sono, em Portugal - sugere algumas atitudes que podem ser adotadas no dia-a-dia. As sugestões estão divididas em hábitos, regras, o que fazer e o que não fazer.

Que hábitos introduzir no cotidiano
  • Comer bem é essencial para o sono; nem demais, nem de menos. Coma verduras e frutas. Evite doces, gorduras e álcool.
  • Fazer exercício em casa é excelente. Procure exercícios na TV, em sites, dance, faça yoga, tai-chi ou qualquer outra atividade que movimente o corpo.
  • Estude, leia, faça jogos com a família, medite.
Estabeleça Regras
  • Manter a rotina é essencial. Um pouco de preguiça é aceitável, mas não deixe de estabelecer objetivos para serem cumpridos ao longo do dia.
  • Acordar sem despertador é um privilégio a experimentar. Ter horas para adormecer é fundamental (não deite tarde demais por ficar nas redes sociais ou equivalente).
  • Tome seu café da manhã preferencialmente em frente à janela, na varanda ou no quintal. Dê um passeio a pé pela manhã.
O que fazer
  • Faça tudo aquilo que antes não tinha tempo: trate de coisas que deixou para trás, arrume o que tem para arrumar, faça carinhos que tinha esquecido.
  • Divirta-se sozinho ou com os seus, volte a ser criança, invente jogos, brincadeiras, ouça música, veja filmes, visite virtualmente terras e museus, ria. Rir é o melhor remédio.
  • Fale com amigos que não vê há anos, descubra amigos nos seus vizinhos, reencontre virtualmente amigos.
O que devemos pensar
  • Aceitar uma situação, da qual não se pode fugir, ajuda muito a ultrapassá-la.
  • Relativizar as situações é ver o copo meio cheio, ao invés de meio vazio.
  • A esperança é o toque mágico da sobrevivência.
O que não fazer
  • Mantenha-se informado, mas deixe as desgraças de lado; evite tragédias e coisas deprimentes.
  • Não se queixe, nem se ache a pessoa mais infeliz do mundo; basta olhar em volta para ver que não é assim.
  • Não fique todo o dia sentado em frente à TV, no celular ou nas redes sociais; experimente atividades manuais, como costura, tricô, pintura, crochê, jardinagem, culinária, etc.

PERGUNTAS E RESPOSTAS

No site do Sonolab – Laboratório do Sono, você encontra uma série de perguntas e respostas referentes aos transtornos de sono.

Acesse www.sonolab.com.br

NOTÍCIAS

Dr. Geraldo Rizzo participa do programa Happy Hour, de 13/04/2020 em um bate papo sobre o sono durante a quarentena do Covid-19. 
Veículo: BandNews

Em entrevista ao programa Band Cidade, Dr. Geraldo Rizzo aborda o que desencadeia a dificuldade de dormir e apresenta dicas que podem melhorar nosso cotidiano.
Emissora: Band TV

PARTE 1
No programa Completamente Saudável o neurologista Geraldo Rizzo fala sobre a importância do tripé Sono, alimentação e prática de exercícios para manter a qualidade de vida.
Emissora: Canal 20 Net

PARTE 2
No programa Completamente Saudável o neurologista Geraldo Rizzo fala sobre a importância do tripé Sono, alimentação e prática de exercícios para manter a qualidade de vida.
Emissora: Canal 20 Net

Ao vivo no programa Bom Dia Rio Grande, o especialista em sono, Dr. Geraldo Rizzo fala sobre os principais distúrbios do sono.
Emissora: RBS TV

Dormir tarde pode acarretar em problemas sérios de saúde e levar à morte precoce. Em reportagem do programa Band Cidade, o neurologista Geraldo Rizzo explica a importância da qualidade do sono para evitar doenças.
Emissora: Band TV

Quarentena aumenta a busca por conforto. Em reportagem da Band TV Dr. Geraldo Rizzo da dicas para dormir melhor.
Emissora: Band TV

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