Adultos

O sono, sua qualidade e quantidade ou duração são diferentes nas diversas fases da vida. Também é variável o cronotipo que classifica as pessoas entre matutinos, vespertinos e intermediários. Matutinos são aqueles que preferem dormir e acordar cedo, apresentam melhor desempenho nas atividades realizadas durante o dia. Já os vespertinos preferem dormir e acordar mais tarde, tendo seu ápice de desempenho produtivo durante a tarde ou noite. Um terceiro cronotipo é o intermediário, que não apresenta preferência por nenhum extremo.

Um indivíduo na fase adulta necessita uma média de 8 horas diárias de sono – podendo variar entre 7 e 9h. Entretanto, o sono das mulheres é diferente do sono dos homens. Se, por um lado, as mulheres acumulam muitas funções - trabalham, estudam, cuidam da casa e dos filhos - por outro, a menstruação, gravidez e menopausa, por razões hormonais, fazem com que a mulher tenha três vezes mais insônia do que os homens.

Pesquisa da Fundação Norte-Americana do Sono (National Sleep 

Foundation) – realizada com 1.102 mulheres, com idades variando entre 30 e 60 anos - mostrou que, deste total, 56% não apresentavam sono de qualidade, por conta dos sintomas relacionados às questões hormonais. 

Entender os efeitos dos hormônios, fatores ambientais e escolhas de estilo de vida podem conduzir a melhores hábitos de sono. Exercícios físicos regulares, por exemplo, são capazes de aliviar os sintomas pré-menstruais e aumentar o sono profundo, desde que realizados até três horas antes de ir para a cama.

A qualidade do sono contribui, também, para o desempenho no trabalho. Uma boa noite de sono melhora os níveis de concentração, equilíbrio e resiliência, aspectos fundamentais na tomada de decisões. Pesquisa efetuada pela McKinsey & Company – líder mundial no mercado de consultoria empresarial, com 196 gestores - constatou que dois terços dos entrevistados estão insatisfeitos com o número de horas dormidas e outros 55% manifestaram preocupação com a qualidade do sono.

ORIENTAÇÕES PARA MELHORAR O SONO

01.

Ao chegar em casa, evite seguir trabalhando pelo celular. Caso não seja possível, combine com sua equipe um rodízio de atendimento às demandas mais urgentes.

02.

Leia algo relaxante, que não seja relacionado ao trabalho. Esta leitura vai contribuir para acalmar a mente.

03.

Inicie a manhã com cinco minutos de meditação, técnica que ajuda na preparação para as atribulações do dia.

04.

Evite o cafezinho nas reuniões da tarde. De preferência à água ou outra bebida sem cafeína.

TIPOS DE CONSULTORIA

  • Aconselhamento por Skype, Facetime, WhatsApp ou telefone
  • a. Conversa com os pais tendo em vista suas preocupações incluindo sono, alimentação, comportamento
  • b. Discussão em detalhes sobre o problema e como solucioná-lo
  • c. Estabelecimento de um plano
  • d. Seguimento se necessário
  • Consulta, diagnóstico e tratamento online para adultos

ENTRE EM CONTATO

Rua Tiradentes 333/11º andar
Call Center do Hospital Moinhos de Vento | 51 3314.3434
Rua Ramiro Barcelos 910/204 | 51 3311.9521
Email: contato@geraldorizzo.com.br
Whatsapp: 51 98118.0250