Idosos

A qualidade do sono declina com o passar dos anos e as alterações relacionadas à idade incluem a diminuição do tempo total e sua eficiência, o aumento do sono superficial, redução do sono profundo e do sono REM - fase em que mais sonhamos – e a dificuldade de voltar a dormir após os despertares noturnos. Isto significa que os idosos apresentam um sono fragmentado, ou seja, com mais interrupções e, por esta razão, costumam cochilar durante o dia, além de dormir e acordar mais cedo. Nesta faixa etária, o número ideal de horas de sono é entre 6 a 8 h. Entretanto, 50% dos idosos ou mais se queixam de problemas do sono, sendo os mais comuns a insônia, apneia do sono e síndrome das pernas inquietas. 

A Insônia Crônica – que é o sono de má qualidade, dificuldade de 

iniciar ou manter o sono, sono curto e não reparador, com comprometimento diurno, três ou mais vezes por semana, por pelo menos três meses - é mais prevalente nos indivíduos com idade superior a 60 anos. Para se ter uma ideia, enquanto na população geral a insônia acomete 30% das pessoas, nos idosos pode chegar a 60%. Acredita-se que isso se deva muito menos ao envelhecimento por si só e, sim, ao aumento de comorbidades, ou de doenças associadas, bem como à quantidade de medicamentos utilizados nessa faixa etária. Fatores psicossociais, como aposentadoria e invalidez, são outras causas frequentes, como viuvez, solidão, doenças clínicas e transtornos mentais. A má qualidade e quantidade do sono na terceira idade também têm sido associadas a déficits cognitivos e à demência. 

MEDICINA DO SONO E GERIATRIA

Evidências científicas demonstram que a redução do sono profundo e da fase dos sonhos (sono REM) propicia um aumento da proteína beta amilóide, cujo acúmulo é característico da Doença de Alzheimer.

A interação entre a Medicina do Sono e a Geriatria também tem muito a oferecer aos pacientes, especialmente considerando o cenário atual, em que a expectativa de vida é maior. Em alguns estados brasileiros, a população de idosos já é maior que a de jovens, o que representa grandes desafios para a sociedade como um todo.  

TIPOS DE CONSULTORIA

  • Visita Domiciliar
  • Aconselhamento por Skype, Facetime, WhatsApp ou telefone
  • Acompanhamento em períodos de sono 

ENTRE EM CONTATO

Rua Tiradentes 333/11º andar
Call Center do Hospital Moinhos de Vento | 51 3314.3434
Rua Ramiro Barcelos 910/204 | 51 3311.9521
Email: contato@geraldorizzo.com.br
Whatsapp: 51 98118.0250