Bebês e crianças

Bebês e Crianças – assim como os adolescentes – precisam de mais horas de sono do que os adultos. Um sono de qualidade é fundamental para o desenvolvimento, aprendizado e memória da criança. Crianças que dormem pouco podem apresentar alteração no comportamento emocional, além de ganho de peso, atraso no crescimento e sonolência diurna.

Para uma melhor qualidade no sono, os pais devem observar se a criança apresenta dor ou cólica de lactente, otites de repetição, refluxo, crises de asma noturna, obstrução das vias aéreas. Outra atenção que os pais devem ter é a respiração ruidosa da criança. Este pode ser um distúrbio respiratório do sono que interfere no crescimento e desenvolvimento.

Um recém-nascido, por exemplo, dorme 16 das 24 horas do dia e apresenta um ciclo de sono muito curto: duas horas de sono, uma hora acordado. A partir do terceiro, quarto mês ela já começa a concentrar mais o sono à noite.

No primeiro ano de vida é natural que a criança durma de 14 a 16 horas, concentrando o sono à noite e mais de duas a três sonecas durante o dia.

No segundo ano, já começa a dormir um pouco menos, passando para 11 a 14 horas de sono com duas sonecas (manhã e tarde) de uma hora a uma hora e meia. 

À medida que vai crescendo a quantidade de sonecas vai diminuindo gradativamente até chegar a quarenta minutos. Até que em torno dos três anos passa a ter uma soneca (geralmente a tarde). O sono à noite fica mais sólido. 

Aos seis, sete anos ficam claras as duas fases: durante a noite dorme e durante o dia fica acordado, em quantidade de tempo menor do que o adulto.  

No período pré escolar e até os 13 anos vai precisar em torno de nove a 11 horas de sono. Na adolescência em torno de 9 horas de sono.


PARA FACILITAR
O novo Guia da Academia Americana do Sono prevê quantidades diferentes de horas (*), de acordo com a idade:

4 a 12 meses (12/16 horas) |  1 a 2 anos (11/14 horas)  
3 a 5 anos (10/13 horas) | 6 a 12 anos (9/12 horas)  
13 a 18 anos (8/10 horas)  
(*) Incluindo as sonecas

FATORES PREJUDICIAIS AO SONO DAS CRIANÇAS

01.

Agitação da vida urbana com atividades programadas durante 24 horas, sete dias na semana.

02.

Aumento da disponibilidade de conteúdos de diversão, como celular e programas de televisão.

03.

Diferenças nos horários de deitar-se e levantar-se durante a semana e finais de semana (importante que esta diferença de tempo de sono seja de, no máximo, uma hora).

04.

Horários irregulares de refeições e de dormir.

TIPOS DE CONSULTORIA

  • Visita Domiciliar
  • Aconselhamento por Skype, Facetime, WhatsApp ou telefone
  • Acompanhamento em períodos de sono 

ENTRE EM CONTATO

Rua Tiradentes 333/11º andar
Call Center do Hospital Moinhos de Vento | 51 3314.3434
Rua Ramiro Barcelos 910/204 | 51 3311.9521
Email: contato@geraldorizzo.com.br
Whatsapp: 51 98118.0250