Adolescentes

O sono tem importância fundamental para o adequado crescimento físico, estabilidade emocional, comportamento e cognição do adolescente. Esta é uma das fases em que o sono foge aos padrões usuais. É normal o adolescente dormir e acordar tarde – trocando, muitas vezes, o dia pela noite. Mas, não é nada assustador. É uma mudança natural no ritmo vigília-sono, que leva a dificuldades para iniciar o sono – no horário em que a maioria da população dorme - e consequente resistência para acordar no início da manhã, para estudar ou trabalhar. 

Não respeitar esta condição pode prejudicar o adolescente. Desta forma, especialistas sempre alertaram para a necessidade de 

repensarmos o horário de início das aulas, embora sem sucesso na maioria dos casos. Entretanto, é importante considerar que o adolescente com privação do sono poderá ter dificuldades no aprendizado, especialmente no que se refere à consolidação da memória e alterações de humor. A sonolência pode prejudicar, também, tarefas que exigem atenção, como dirigir, por exemplo.

Pesquisa realizada com adolescentes de São Paulo apontou que 35% apresentam privação do sono, o que pode levar a doenças como obesidade, diabetes, depressão, ansiedade e insônia. O recomendado para esta faixa etária são 8,5 a 9,5 horas de sono por noite.

ROTINAS QUE MELHORAM O SONO DOS ADOLESCENTES

01.

Uma hora antes de dormir, reduzir a rotina da casa, desligar celulares, computadores, tv, apagar as luzes e se dedicar a atividades que acalmam, como leitura, por exemplo.

02.

Não fazer uso de alimentos estimulantes como refrigerantes, café, chocolate, chá verde ou preto e energéticos.

03.

Atividades físicas próximas ao horário de dormir devem ser evitadas.

TIPOS DE CONSULTORIA

  • Aconselhamento por Skype, Facetime, WhatsApp ou telefone
  • a. Conversa com os pais tendo em vista suas preocupações incluindo sono, alimentação, comportamento
  • b. Discussão em detalhes sobre o problema e como solucioná-lo
  • c. Estabelecimento de um plano
  • d. Seguimento se necessário
  • Consulta, diagnóstico e tratamento online para adolescentes

ENTRE EM CONTATO

Rua Tiradentes 333/11º andar
Call Center do Hospital Moinhos de Vento | 51 3314.3434
Rua Ramiro Barcelos 910/204 | 51 3311.9521
Email: contato@geraldorizzo.com.br
Whatsapp: 51 98118.0250